Jiro Dreams of Sushi & Hot Roll

Jiro Ono é um senhor de 85 anos que trabalha desde os 10. A noite sonha com Sushi e quando acorda, anota todos os detalhes para poder aperfeiçoar seu trabalho.

Jiro Dreams of Sushi é um documentário dirigido por David Gelb e conta a história de Jiro, o proprietário e fundador de um pequeno restaurante sitiado em Tóquio, chamado Sukiyabashi Jiro, que tem nada menos que as tão ambicionadas 3 estrelas do Guia Michelin.

Vou continuar a subir, tentar atingir o topo, mas ninguém sabe onde o topo está.
(Jiro Ono)

Para os amantes do Sushi esse documentário é praticamente uma tortura.

Jiro e sua equipe buscam aprimorar diariamente as técnicas da feitura dos sushis. Os melhores ingredientes, os fornecedores perfeitos, a execução impecável e uma obstinada busca pela melhora do serviço e atendimento.

O restaurante tem lugar para 10 pessoas apenas. Atende só com reservas, que chegam a mais de um mês de antecedência. A conta não é menos de 30.000 ienes, ou seja, coisa de 800 reais por pessoa.

Mas o documentário não trata apenas do melhor Sushi do mundo. Fala da obstinação de um homem em busca da perfeição, do amor pelo que se faz, da criação dos filhos (o mais velho que é seu sucessor no restaurante, enquanto o mais novo já abriu o próprio negócio) e é uma verdadeira lição de vida. Confesso que fiquei com vontade de abraçar o Sr. Jiro quando terminei de assistir.

Um grande beijo pra Daiane Dantas e a Renata do Amaral, que também me pediram para assistí-lo.

Para esse post eu resolvi combinar com uma receita de Hot Roll, que na verdade nada mais é que um sushi frito. Eu gosto muito da comida oriental (e de tudo que de lá vem, como já devem ter notado) mas ainda não sou grande entusiasta de comer os sushis crus. Porém, sou um tanto quanto viciada no famoso “Hot Philadelphia” que servem nos restaurantes japoneses.

Hot Roll

Tempo de Preparo: 120 min
Tempo de Coz: 60 min
Porções: 24 peças

Ingredientes

  • 1 xíc. de arroz para sushi (usei o curto)
  • 1 xíc. de água 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de vinagre de arroz
  • 200 g de salmão em fatias finas
  • 3 folhas de nori (das grandes)
  • 100 g de Cream cheese de sua preferência
  • 1/2 xíc. de cerveja gelada
  • 8 colheres de farinha de trigo
  • 150 g de farinha de mandioca fina
  • Óleo de girassol para fritar

Method

  1. Primeiro você tem que lavar o arroz até a água sair translúcida. Faça isso quantas vezes forem necessárias. Depois disso, deixe o arroz de molho por 30 minutos. Passado esse tempo, escorra a água e coloque o arroz para cozinhar em 1 xícara de água em fogo alto até levantar fervura. Baixe o fogo e deixe por mais 15 minutos com a panela tampada. Verifique se a água secou completamente, desligue o fogo, cubra com um pano limpo e deixe descansar por mais 10 minutos. Coloque o arroz em uma travessa grande (de preferência a um recipiente não térmico, como plástico, metal, para que o calor se dissipe rapidamente) então comece a temperá-lo e inciar o processo de esfriamento.Em um recipiente misture o sal, açúcar e o vinagre. Vá jogando em cima do arroz a mistura e não pare de mexer com movimentos gentis, para não quebrar os grãos. Se quiser usar o auxílio de um ventilador será mais rápido o processo. Fique mexendo o arroz até que ele esfrie completamente. Reserve com um pano úmido em cima.
  2. Forre uma esteira de enrolar sushis com um filme ou saquinho plástico Coloque a folha de nori. Com as pontas dos dedos umedecidas na água, vá colocando o arroz, com mais ou menos 0,5 cm de altura, deixando 2 dedos da borda para fechamento. Na parte superior, coloque os filetes de salmão e o cream cheese em cima. Agora chegou a hora de enrolar o sushi. Veja vídeo abaixo. Ok, rolls prontos, vamos empanar.
  3. Misture 6 colheres de farinha na cerveja formando uma pasta. Passe os rolls na farinha de trigo e depois mergulhe na pasta de cerveja, em seguida passe na farinha de mandioca e frite em fogo médio. Vá rolando ele pela frigideira até que estejas com a massa toda dourada. Coloque para escorrer o óleo em um recipiente com papel toalha. Para cortar direitinho, molhe o fio da com água, para que não grude o arroz, corte ao meio, depois em 2, depois em mais 2 novamente e terás 8 hot rolls o/. Decore com nirá (cebolinha japonesa) picada. Sirva com molho Tarê. Essa receita rende 24 peças.

Obs:

Como fica difícil de explicar como faz para enrolar o sushi acho mais fácil mostrar para vocês em um vídeo que achei no Youtube: Como enrolar sushis

3 Comentários

  • Anonymous 26 de dezembro de 2013 (15:39)

    Vc não especifica … qual farinha usar na mistura com a cerveja?

    • Sara Graciano 2 de Janeiro de 2014 (09:55)

      Para fazer a mistura com a cerveja use a farinha de trigo.

  • Chef's Table & Macarrão Caseiro - Cozinha em Cena 22 de Maio de 2015 (13:47)

    […] A Netflix tem produzido séries originais excelentes, como  o aclamado House of Cards e Demolidor. Expandindo mais uma vez seu catálogo, ela lançou o seu primeiro documentário original: Chef’s Table, de David Gelb – o mesmo diretor de “Jiro Dreams of Sushi” –  já falamos dele aqui no blog. […]

Comente com o Facebook