Chef & Coulant de Chocolate

Chef é um daqueles filmes que te deixa alegre. Mesmo. Desde a trilha sonora EXCELENTE, tem cores lindas, com uma fotografia caprichadíssima que te deixa com agua na boca.

Jon Favreau ficou famoso pela sua direção em O homem de ferro e jamais imaginaríamos que ele criasse um filme tão apetitoso como esse, ainda mais atuando como protagonista. Ao contrário dos filmes de Woody Allen, é muito bom ver o diretor na tela (sim, tive que alfinetar, não resisto).

chef_4

 

Coulant de chocolate não é um bolo pouco assado,
não é isso que deixa o centro mole.
Você pega ganache congelado, põe no meio da massa,
então o lado de fora assa e o meio derrete.
Derretido, está vendo? Derretido, imbecil!
Você não faz nada, o que faz?
Você senta, come e vomita as palavras
Para fazer as pessoas rirem.
Sabe como trabalho duro?
Sabe como meu pessoal trabalha duro?
Nos sacrificamos para te agradar e você fica aí jogando
tudo isso na minha cara?

Para os amantes da culinária o filme é, literalmente, um prato cheio. Eu fiquei em dúvida em qual receita eu faria para o post, então resolvi ficar com o Coulant de chocolate que deu maior polêmica dentro da película e me deu uma água na boca enorme. As pessoas acham que é um simples petit gateau, mas não minha gente, isso é além de todos os bolinhos com miolo mole que vocês já comeram na vida. Confesso que ultrapassou meu amor pelo Crème Brûlée que era, até então, a minha sobremesa favorita da vida.
Bom, vamos ao filme?

chef_2

Casper é um chef que trabalha em um restaurante e, na real, já está de saco cheio de seguir o menu da preferência do dono Riva (Dustin Hoffman). Ele não pode ser criativo, não tem espaço, não tem um momento verdadeiro com o chef. No dia que um blogueiro e crítico de restaurantes vai novamente ao seu local de trabalho e começa a criticar via Twitter a comida dele, ele se indigna e vai até a mesa do mesmo e escancara geral sua indignação (leia o fragmento do começo do post). Naquele momento ele vê que aquela vida ali não era mais pra ele. Não era possível criar, ser ele mesmo e ainda por cima ter que aguentar críticas bestas sobre a sua comida.

Ponto alto para a relação dele com o filho Percy, um guri mais fofo do mundo, que introduz o pai as redes sociais. Em menos de algumas horas, depois do bapho com o crítico ele atinge mais de 2000 seguidores e milhares de compartilhamentos. Ao contrário do que imaginou, ele é demitido. Então começa a saga por sobreviver.

chef_3

Ele então aceita a ideia da ex-mulher (vivida pela LINDA da Sofia Vergara) de montar um food-truck. Ele vai até Cuba e encontra o homem de ferro, brincando, mas é, ele encontra Marvin, vivido por Robert Downey Jr., que o ajuda a realizar o projeto. Não é nada fácil como vocês estão pensando. O tal caminhão está PODRE, precisa de uma baita limpeza, ajuste, decoração, equipamentos, é então que surge o amigo que trabalhava com ele no restaurante para ajudá-lo.

chef_1

Amizade é coisa linda, né gente? Eu confesso que dei uns 2 gritos de alegria quando vi Martin (John Leguizamo) chegando. O nome do food-truck é Cubanos e a especialidade da casa é um sanduíche de carne de porco agridoce, que você pode aprender a fazer nesse link.

E vamos assim nesse clima, acompanha:

Depois de uma baita pesquisa na internet cheguei nesse blog que peguei a receita.

coulant

Coulant de Chocolate

Prep Time: 15 mins
Cook Time: 30 mins
Yields: 18

Ingredients

  • 15ml de água
  • 50ml de creme de leite fresco
  • 15g de manteiga sem sal
  • 30 g de cobertura meio amarga
  • 1 pitada de sal
  • 3 gemas
  • 3 claras
  • 50 g de açúcar refinado
  • 60 g de manteiga sem sal
  • 150 g de chocolate meio amargo
  • 20 g de farinha de trigo

Modo de Preparo

  1. Vamos começar pelo recheio, que deverá ser congelado em forminhas de gelo. Ferva o creme de leite com a água. Derreta o chocolate com a manteiga no microondas (levou uns 50 segundos em 70% de potencia). Junte tudo, adicione a pitada de sal e coloque em forminhas de gelo. Leve pro freezer.
  2. Agora, meus caros, pegue forminhas de muffin ou ramequins e unte com manteiga. Coloque papel manteiga dentro deles e unte novamente. Leve ao freezer.
  3. Para a massa, misture as gemas com o açúcar. Reserve. Derreta o chocolate com a manteiga no microondas. Em seguida misture as gemas com o açúcar ao chocolate. Bata rapidamente para a gema não cozinhar, mas também nem tão rápido para que não entre muito ar. Junte as claras e por ultimo a farinha.
  4. Bom, agora pegue as forminhas que estão no freezer e coloque metade da massa em cada uma. Leve ao freezer de novo. Espere mais ou menos 30 minutos, dependendo da temperatura do seu, até que ela fique congelada. Após isso você vai adicionar um quadradinho do recheio em cada potinho. Cubra com o restante da massa e leve ao freezer novamente.
  5. Você vai tirar os bolinhos de lá quando for assar, alguns minutos antes de servir. Com o forno a 200 graus, já pre aquecido, leve os bolinhos por cerca de 20 minutos para assar.
  6. Desenforme e sirva ainda quente com sorvete.

Comentários no Facebook

1 Comentário

  • luanna torres 2 de abril de 2015 (19:30)

    Amei esse blog! Coloquei esse filme na minha lista de favoritos mas fiquei com receio de assisti-lo. Eu e meu esposo estamos na saga de cozinhar pratos q aparece nos nossos filmes favoritos! Esse vai ser um deles!