Temperinhos & Afins: Tomilho

O nome científico do nosso escolhido de hoje é “Thymus vulgaris”, thymus em grego significa coragem, na antiga Grécia e Roma, os guerreiros usavam tomilho em suas vestes e banhos antes das batalhas, para que lhes dessem coragem e motivação.

O tomilho é considerado um dos principais elementos do famoso Bouquet Garni, a junção de ervas aromáticas utilizada na cozinha francesa. Também é item básico no preparo das ervas de provença, outro coringa da nossa cozinha. Ele cai bem em carnes, sopas, pizzas, molhos, caldos, acompanha muito bem os queijos e molhos de tomate. Ao meu ver, o tomilho funciona muito bem nas mesmas coisas que onde costumamos usar o orégano. Existem mais de 100 variedades de tomilho – na culinária, apenas 3 espécies são utilizadas: tomilho-limão, tomilho de jardim e tomilho-alcarávia.

tomilho2
Além de seu uso na cozinha, o tomilho possui uma série de propriedades terapêuticas, entre elas: anti-séptico, antibacteriano, antifungos, antioxidante, adstringente; destrói infecções parasitárias, ajuda a dissipar dores musculares e reumáticas, contém a tosse, reduz gases e indigestão, estimula a menstruação, limpa a congestão pulmonar, estimula o sistema imunológico e a circulação.

O Culinarístico dessa vez fala sobre a Noz-moscada, um dos xodós de muitas cozinhas (inclusive a minha). Corre lá pra ver.

Você também pode gostar de:

Comentários no Facebook

Nenhum Comentário