Menu Varietà

Temperinhos & Afins: Hortelã

Segundo a mitologia grega, Mentha era uma ninfa de um deus grego, transformada em Hortelã pela maldição de sua esposa enciumada. Por seu perfume marcante, era tratada quase como erva sagrada pelos árabes. Como eram ameaçadas de morte por haverem bebido vinho, as mulheres romanas mascavam hortelã com mel para disfarçar o hálito. Existem referências sobre seu uso em pisos de sinagogas e igrejas italianas.
(Fonte: Horta em Casa)

Costumamos chamar de Hortelã as espécies do gênero Mentha. Ela não é apenas usada na culinária, mas também na indústria cosmética e medicinal.

Um chá de hortelã antes de dormir tem poder calmante, além de ser digestivo.

Na Culinária Árabe é uma das ervas mais importantes: tempera deliciosos tabules, aromatiza quibes e esfihas. Em outras partes do mundo, ela é combinada com doces em sobremesas, devido ao seu ar refrescante. Quem nunca provou um sorvete de chocolate com menta e sentiu aquela ardência simpática que ela tem?

Em bebidas, destaca-se dando um toque especial quando misturada ao rum dando vida a  Mojitos. Licença poética para lembrar de Penélope Cruz, no filme Volver, fazendo drinks e cheirando uma hortelã:

volver

A hortelã é uma planta de fácil cultivo, assim como o Manjericão – que hoje é o assunto do Temperinhos & Afins lá no Culinarístico. Basta manter a terra sempre úmida e dar espaço para que as raízes se espalhem, que terás hortelãs por toda uma vida.

Tabela Nutricional da Hortelã

Quantidade 100g:
Energia (Kcal) 43
Ptn (g) 3,8
Lip (g) 0,70
Carb (g) 5,30
Cálcio (mg) 210,00
Ferro (mg) 9.50
Sódio (mg) 15,00

A dona da cozinha.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook