Foto de Priscila Darre
Ingredientes,  Menu Varietà

Conhecendo os ingredientes: Abóbora

Eu e a Pri, do Culinarístico, com quem faço a série Temperinhos & Afins, resolvemos começar uma nova série de posts, que versará sobra ingredientes e dará receitas feitas com eles. Iniciamos nossa nova aventura com a abóbora, hoje eu escrevo sobre ela aqui e a Pri faz a receita lá. Além disso, dou dicas de mais algumas gostosuras feitas com a abóbora, de alguns blogs que eu amo.

As abóboras tem uma infinidade de tipos, mas a mais conhecida e usada (além de queridinha dos nutricionistas) é a abóbora cabotia (kabocha), também conhecida como abóbora japonesa. De origem japonesa, ela é chamada de tetsukabuto (“capacete de ferro” = tetsu = ferro e kabuto = capacete).

Foto de Priscila Darre
Foto Priscila Darre

Abóboras pertencem à família das cucurbitáceas (do mesmo time da melancia, o melão e o pepino). A kabocha é resultado da união entre as espécies máxima (moranga) e a moschata (menina brasileira). A combinação surgiu no Japão, onde a palavra kabocha é usada para designar abóboras em geral.

Para esse post, a Pri fez um risoto vegano lindo usando a abóbora combinada com leite de coco. Clica na foto para ir até lá e ver a receita:

Risoto Vegano de Abóbora e Leite de Coco

A cabotia é a mais calórica das abóboras, contento 39 kcal a cada 100 g, contra 12 kcal da moranga, por exemplo. Porém, é riquíssima em vitamina A, vitamina C, potássio e magnésio, ajuda a evitar infecções, auxilia na saúde dos olhos e da pele, tem fácil digestão e funciona como um diurético e laxante suave para o corpo. Seu enorme teor de fibras dá saciedade, o que faz com que a gente se sinta mais sustentado quando a consumimos.

Além disso, as sementes da abóbora não devem ser descartadas. São ricas em gordura vegetal, assim como as castanhas, tem efeitos antioxidantes, prevenindo assim o envelhecimento celular, por conta da concentração de vitamina E e Zinco.

Para quem gosta de plantar (e tem espaço) dicas de como plantar abóbora:

Na hora de comprar, escolha as que tem a casca bem firme e lisa.
A polpa fica perfeita para a produção de para purês, refogados, assados, sopas, pães, bolos e doces. Pode ser preparada descascada ou com casca. É muito versátil.

Algumas receitas salgadas e doces usando a abóbora:

  1. No Coco e Baunilha, temos uma deliciosa receita de doce de abóbora com nozes
  2. No Dona da Casa, uma linda sopa de abóbora com sálvia e jamón
  3. No Gordelícias, uma incrível receita de granola salgada caseira, aproveitando as sementes da abóbora
  4. No A Cozinha Coletiva, um maravilhoso bolo de abóbora, sour cream e especiarias

A dona da cozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook