livro de joyce galvão a química dos bolos
Destaque,  Sem categoria

Bolo de cenoura com calda crocante de chocolate & A química dos bolos

Hoje eu vou falar para vocês sobre um livro que virou a minha bíblia de bolos: A química dos bolos, da Joyce Galvão.

Depois do dia que ele chegou aqui em casa, eu passei a não usar mais nenhum outro livro quando o assunto é bolo.

A química dos bolos

Além de ter receitas perfeitas, ele nos dá uma aula teórica sobre como fazer bolos. O porque algumas coisas davam erradas até hoje quando fazíamos um bolo. Quantidades corretas de cada ingrediente, tamanho das formas, como fazer bolos básicos até um belíssimo floresta negra de andares. Tudo isso e muito mais temos nesse livro maravilhoso.

A química dos bolos

O livro conta também com preparos básicos da confeitaria, como creme de confeiteiro e buttercream. Depois que aprender toda a teoria, você pode começar a fazer seus próprios bolos. É muito interessante quando você sabe o porque das coisas agindo dentro daquela receita e o resultado que dará. Bolos amanteigados, bolos fofos, bolos de liquidificador, bolos estruturados. Todo o mundo de bolos está lá dentro.

Para todos que me perguntam se vale a pena comprar o livro, eu nem respiro pra responder: vale cada centavo. Me arrependi de não ter comprado antes.

Resolvi postar para vocês essa receita do bolo de cenoura, pois ela está disponível no próprio site da Joyce, e também, porque ele foi um dos bolos que eu mais fiz depois desse livro chegar as minhas mãos. É um daqueles bolos que quando você come, fecha os olhos e só pode dizer hummmm! É um bolo sensacional. Macio na medida, cobertura crocante, saboroso e confortante.

Eu aconselho a todos os seres humanos terem uma balança de cozinha para pesar os ingredientes. Hoje em dia você encontra no mercado até por R$ 20,00. Vale muito a pena, para nunca mais ficar tentando adivinhar se aquela xícara é padrão ou não e acabar se chateando porque a receita deu errado por conta das medidas mal pesadas.

Vamos a receita?

Bolo de Cenoura com calda crocante de chocolate

Receita do livro A Química dos Bolos

Serve: 15 pedaços

Rendimento: fôrma retangular de 33x25cm

Ingredientes:

Massa

3 unidades / 370g de cenouras
4 ovos médios
1 ½ xícara (chá) / 360mL/ 315g de óleo de milho
2 xícaras (chá) / 360g de açúcar refinado
2 ¼ xícaras (chá) / 390g de farinha de trigo (+2 colheres (sopa) / 16g farinha de trigo para polvilhar a fôrma)
1 ½ colher (sopa) / 18g de fermento químico em pó
½ colher (chá) / 3g de sal refinado
1 colher (sopa) / 12g manteiga para untar

Cobertura

1 xícara (chá) / 100g chocolate em pó
1 1/3 xícara (chá) / 240g açúcar refinado
½ xícara (chá) / 120mL água
1 colher (sopa) / 12g manteiga sem sal

Modo de Fazer:

Massa

1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte com manteiga uma fôrma retangular, com auxílio de papel toalha, fazendo uma camada fina e uniforme. Polvilhe as duas colheres de farinha de trigo e chacoalhe bem para cobrir o fundo e as laterais. Bata a fôrma de cabeça para baixo sobre a pia para retirar o excesso de farinha.

2. Junte a farinha, o sal e o fermento numa tigela, passando pela peneira. Misture e reserve.

3. Lave, descasque e corte as cenouras em rodelas desprezando as pontas. Reserve.

4. Quebre os ovos numa tigela, um por um (para verificar se estão bons), e transfira para o copo do liquidificador.

5. Junte aos ovos as cenouras cortadas, o óleo, o açúcar e bata até formar uma mistura homogênea (cerca de 2-3 minutos).

6. Ainda no liquidificador, junte metade da mistura de farinha, bata rapidamente até misturar, desligue, adicione a mistura de farinha restante e bata novamente. Caso o seu liquidificador não comporte, junte a mistura do liquidificador aos secos em uma tigela e misture com o fouet até a massa ficar homogênea e lisa.

7. Transfira a massa para a fôrma preparada e leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 25-30 minutos.

8. Para saber se o bolo está bom espete um palito no centro massa (não vale ser nas bordas). Se sair limpo, o bolo está pronto e pode ser retirado do forno. Caso contrário, deixe mais alguns minutinhos no forno, até que asse completamente. Enquanto isso, prepare a calda.

Cobertura

1. Assim que faltar cerca de 5-10 minutos para o bolo ficar pronto, junte em uma panela média todos os ingredientes e leve ao fogo médio/alto, mexendo sempre com uma espátula.

2. Quando a calda ferver, deixe cozinhar por aproximadamente 5-8 minutos, sem parar de mexer. Assim que a calda começar a desgrudar do fundo da panela é sinal de que está pronta!

FINALIZAÇÃO

1. Corte o bolo ainda quente na fôrma em até 15 porções.

2. Regue com a calda quente sobre o bolo já porcionado, deixe esfriar e sirva a seguir.

Dicas da Joyce:

“Eu gosto de regar o bolo já fatiado, mas ainda dentro do tabuleiro. Dessa maneira a calda escorre pelos cortes umedecendo bem cada pedaço de bolo e aumentando a tentação na hora de comer!

Caso prefira servir o bolo inteiro faça alguns furinhos na massa com um palito ou garfo e só então despeje a calda quente.

Se quiser dar um toque diferente ao seu bolo, que tal ao invés de usar uma ganache ou outra calda mais sofisticada, optar pelo uso de especiarias nessa mesma receita? Cumaru, amburana, canela em pó e cardamomo são algumas opções que, com uma pitadinha, podem transformar o bolo de cenoura em um evento!”

A dona da cozinha.

7 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook