Drama,  Salgados

Pão da Felicidade & Pão Trançado

– Há uma palavra…”compagno”.
– Adoro essa palavra…compagno…
– O que acha que significa?
– Não faço ideia.
– Vou dar uma pista então.
– A origem da palavra significa
– Pessoas juntas que partilham pão.
– Então, o que acha que significa?

bread-of-happiness-poster

“Bread of happiness” (Shiawase no pan), de Yukiko Mishima (2012) é um daqueles filmes com uma vibe totalmente bondosa.
Despretensioso e narrado como que um livro de conto de fadas, o filme conta a história de Rie (Tomoyo Harada), que desde criança tem uma afeição especial pelo livro “Mani e a Lua” – como mostrado no livro, ela procura o seu par perfeito para assim ver preenchido o vazio emocional que sente.
Pão da felicidade versa sobre a terapia através da gastronomia. Plantar os próprios alimentos, comprar dos produtores locais, fazer comida para aquecer a alma dos outros.

Bread-of-happiness-1
O tempo passa e Rie, já casada, se muda de Tokio para uma cidade do interior, a beira de um lago, ela abre um café juntamente com o marido, chamado “Mani”.
Lá os dois recebem hospedes também, pois a parte de cima do café é uma pousada. Sang (Yô Ôizumi), o marido, é responsável pelo pão. Ele abastece o forno a lenha e amassa os pães com tanto amor pelo que faz que você, meu caro, vai querer fazer um pão, que foi exatamente o que aconteceu comigo.
Rie faz as comidas e cafés passados no coador de pano para os hospedes. São 3 histórias que a gente acaba acompanhando junto com eles, de 3 pessoas que perderam algo ou alguém que acabam por se hospedar ou serem clientes do Mani.

Shiawase-no-Pan__3 (1)Em uma atmosfera de muita gentileza e amizade, vamos acompanhando o casal se preocupando com o problema de cada uma dessas pessoas e fazendo com que eles se sintam mais confortáveis quando estão com eles, ou quando saírem de lá. Passam a verdadeira mensagem da comida que conforta a alma e deixa a vida mais leve.
Os japoneses tem esse dom de fazerem filmes sensíveis e tocantes. Eu confesso que algumas vezes verteram algumas lágrimas aqui, sendo elas de felicidade ou de melancolia.
É o tipo de filme que te deixa sorrindo no final, com uma bela trilha sonora, fotografia impecável e um roteiro leve.

Trailer:

Assistam e depois vem para a cozinha fazer pão com a gente! Usei uma receita que achei lá no Allrecipes, que por sinal, deu MUITO certo!

Pão Trançado

Tempo de Preparo: 4 horas
Tempo de Forno: 30 minutos
Rendimento: 2 unidades

O que você vai precisar?

  • 10 g de fermento biológico seco
  • 50 g de açúcar
  • 250 ml de água morna
  • 2 ovos batidos
  • 1 1/2 colher (chá) de sal
  • 4 colheres de sopa de óleo de girassol (ou o que você preferir)
  • 675 g de farinha de trigo
  • 1 gema de ovo para pincelar
  • Sementes de gergelim (opcional)

Como fazer?

  1. Primeiramente em uma tigela, misture o fermento com uma colher de açucar e a água morna. Deixe descansar por uns 10 minutos até que espume.
  2. Em um outro recipiente, coloque os ovos batidos, o restante do açúcar, sal, óleo e a mistura do fermento. Mexa um pouco e vá adicionando a farinha até que fique tudo misturado.
  3. Sove por alguns minutos até que atinja uma massa homogênea e lisa.
  4. Unte uma bacia com óleo e coloque a massa lá dentro, cubra com um pano e deixe descansar por 2 horas em um lugar aquecido.
  5. Passadas as horas de descanso, você deve ter uma massa mais ou menos com o dobro do tamanho. Aperte a massa para que o ar saia, coloque em uma bancada enfarinhada e divida em 2 partes iguais.
  6. Cada parte divida em mais 3 partes iguais. Faça rolinhos (como para nhoque) e junte as pontas de cima, trance a massa e coloque na fora.
  7. Cubra a massa com um pano e leve para descansar por mais uma hora.
  8. Aqueça o forno a 180º por uns 20 minutos.
  9. Pincele os pães com a gema de ovo batida com uma colher de água. Adicione o gergelim.
  10. Leve ao forno por mais ou menos 30 minutos, ou até que estejam corados.
  11. Bom apetite! -.-

A dona da cozinha.

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook