Ingredientes,  Menu Varietà,  Receitas,  Salgados

Conhecendo os ingredientes: Batata

A batata (Solanum tuberosum) é uma planta perene da família das solanáceas, compartilha o gênero Solanum com pelo menos outras mil espécies, como o tomate e a berinjela. Ao contrário do que muitos pensam (e eu também pensava) a batata-inglesa, o tipo mais comum de batata, não é da mesma família da batata-doce, por exemplo. Elas são apenas da mesma ordem. Fui pesquisar tudo isso para entender melhor e fiquei maravilhada com tamanha diversidade de informações encontradas.

Surgidas nos Andes do Peru, as batatas começaram a ser consumidas há mais de 10 mil anos. Foi no século XVI que ela foi levada para a Europa através dos espanhóis. Pasmei pois sempre achei que a batata vinha da Alemanha. Tolice minha, claro.

Na região de Pisac, nos Andes, existem os chamados “bancos de batatas” onde estão sementes de mais de 1300 tipos do tubérculo.

Hoje em dia o maior produtor de batatas do mundo é a China, seguido da Índia. Juntos comandam mais de 1/3 da produção de batatas mundial.

Ilustração do livro The Herball or Generall Historie of Plantes publicado em Londres em 1633, que mostra as características da planta.

“Vá plantar batatas!”
A expressão portuguesa “vá plantar batatas” surgiu em Portugal provavelmente na época das navegações, mas o motivo porque foi e é usada tem um sentido irônico e não depreciativo da atividade de agricultor. A ironia vem por que, em Portugal, não se diz “plantar batatas”, mas sim semear batatas, pois plantar só se usa para a muda das árvores, sendo que os legumes, os grãos, abóboras, melões, etc., se semeiam porque se lança ou enterra a semente na terra. Logo mandar alguém “plantar batatas” significa que o deixe em paz e vá fazer uma coisa impossível ou sem pés nem cabeça.

(Fonte: Dicionário Informal)

A batata é um alimento rico em carboidratos, possui cerca de 80% de água e 20% de matéria seca, da qual a maior parte é amido. Ela possui pouca gordura e é rica em vários micronutrientes, especialmente vitamina C (quando consumida com casca é ainda mais rica a quantidade de vitamina C), é também uma fonte moderada de ferro e de vitaminas B1, B3 e B6, minerais como potássio, fósforo e magnésio, além de conter fibras dietéticas e antioxidantes, que previne as doenças relacionadas ao envelhecimento.

Na Gastronomia, o segredo do grande sucesso da batata é sua enorme diversidade, que proporcionam várias opções de pratos. Podem dar textura cremosa a sopas, acompanharem diversos alimentos mais fortes, por terem um sabor delicado. Ainda podem ser servidas recheadas, na forma de lasanhas, tortilhas, batata suíça, e não podemos esquecer da clássica batata frita, que por si só já é um presente dos deuses.

Foto: Priscila Darre

Lá no Culinarístico temos hoje uma receita INCRÍVEL de BATATA ASSADA RECHEADA. Corre lá pra ver.

<3 Eu amo batata!

Assista esse vídeo e corra pra cozinha:

A dona da cozinha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com o Facebook