Eu e a Priscila Darré do Culinarístico resolvemos fazer um post sobre a comida que mais gostamos. Ela escolheu a Indiana e eu a Italiana. Correm nessas veias o sangue dos italianos, sendo assim, a minha comida favorita é a vinda das terras de Fellini! Para acompanhar tudo isso falarei do documentário Chef’s Table e uma receita de macarrão caseiro.
A Netflix tem produzido séries originais excelentes, como o aclamado House of Cards e Demolidor. Expandindo mais uma vez seu catálogo, ela lançou o seu primeiro documentário original: Chef’s Table, de David Gelb – o mesmo diretor de “Jiro Dreams of Sushi” – já falamos dele aqui no blog.
Gelb também dirige o primeiro episódio, que tem como foco o chef italiano Massimo Bottura, do restaurante Osteria Francescana que fica em Modena, na Itália. Inclusive foi esse episódio e chef que inspiraram a receita de hoje: massa caseira! Veja o teaser do episódio de Massimo e vai entender porque me inspirou tanto:
Chef’s Table nos mostra a história de 6 chefs internacionais, mostrando a vida de cada um, os desafios vividos ao longo da carreira para chegar onde estão, a culinária de cada um, e além de tudo, o grande amor que eles tem pela comida e pelo que fazem. É muito bem produzido e por muitas vezes nos emocionamos, além de ser deveras inspirador. Impossível não terminar de assistir cada episódio e ficar com uma louca vontade de correr para a cozinha.
Episódio 1: Massimo Bottura (Osteria Francescana – Modena, Itália)
Episódio 2: Dan Barber (Blue Hill Restaurant – Nova York, EUA)
Episódio 3: Francis Mallmann (El Restaurante Patagonia Sur – Buenos Aires, Argentina)
Episódio 4: Niki Nakayama (N/Naka Restaurant – Los Angeles, EUA)
Episódio 5: Ben Shewry (Attica Restaurant – Melbourne, Austrália)
Episódio 6: Magnus Nilsson (Fäviken – Järpen, Suécia)
Trailer:
Macarrão Caseiro
Macarrão Caseiro
Ingredientes
- 200 g de farinha de trigo
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
- 2 litros de água
- 1 colher de chá de sal para o cozimento
- 4 tomates maduros picados
- 1 cebola roxa picada
- 3 dentes de alho esmagados
- 2 colheres de azeite de oliva
- 1/2 colher de sopa de orégano
- 1 copo de água
- Sal a gosto v
- Pimenta do reino a gosto
- Queijo parmesão ralado para finalizar
Modo de Preparo
- Coloque a farinha sobre uma bancada fazendo um montinho, abra uma pequena cavidade no meio. Junte o sal e adicione os ovos. Vá incorporando os ovos a farinha até que fique uma massa pronta para sovar. Vá sovando até que ela fique lisa. Envolta em um plástico filme e deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso vá fazendo o molho.
- Em uma panela aqueça o azeite. Adicione as cebolas e o alho picado. Deixe refogar até que fiquem transparentes. Adicione então os tomates picados, o sal, o orégano e tampe a panela em fogo bem baixo. Passados uns 5 minutos adicione a água e deixe ferver até que o molho fique mais denso. Enquanto isso coloque a água para ferver em uma panela grande, para que possa cozinhar a massa logo que terminar de cortá-la.
- Voltando ao macarrão, abra com um cilindro ou com um pau de macarrão até que ela tenha uma espessura de mais ou menos 2 milímetros. Nem tão fina, nem tão grossa. Se você não tem um cilindro que tenha as lâminas que fazem o corte da massa, podes usar a técnica desse vídeo do Gennaro Contaldo para cortar sua massa. Eu comprei um cilindro da marca La Cuisine e não me arrependo, é realmente super eficiente! Recomendo.
- Cozinhe a massa por aproximadamente 8 minutos. Escorra, coloque o molho, salpique com parmesão ralado e buon appetito!
Não há como não se apaixonar pelo Massimo e essa carinha fofa. Nem como resistir a uma massa caseira <3
Ju, me apaixonei pelo Massimo! E a história dele com a esposa? morri de amor! Beijos