Adotei essa frase para a minha vida desde que assisti pela primeira vez a esse filme argentino de 2003:
Enfim, a vida é um talharim!
Valentin é um menino de 8 anos que mora com a avó (vivida pela sensacional Carmem Maura). Acho muito sonoro como se diz avó em espanhol “abuela”. Sonoridades a parte, ele é uma daquelas crianças inventivas, que sonha em ser astronauta. Não se priva de tentativas engraçadas, treinando para quando estiver no espaço, luta contra uma falta gravidade inventada e é cheio dos apetrechos.
Valentin é apaixonante.
Aquele pequeno garoto com um óculos enorme, um coração gigante e uma vida curta e já tão sofrida. Os pais se separaram e sua mãe foi embora, o deixando com a avó. O pai pouco lhe visita.
Valentin é o tipo de menino querido, conselheiro dos vizinhos e amigos, do seu modo singelo e sem nenhuma maldade. Ele fica se indagando porque a vida cria tantos obstáculos para ser bem vivida. Um dos requisitos para ele seria ter uma madrasta loira, inteligente e linda. Só isso e algumas coisinhas mais. Com a doçura da pureza de uma criança, Valentin nos pega pela mão e vai nos levando durante o filme, entre lágrimas e risadas é um dos grandes títulos do cinema argentino de todos os tempos, na minha singela opinião.
Nada mais ÓBVIO que eu fazer uma receita de Talharim hoje, né?
Talharim ao Funghi Secchi
Ingredientes
- 200 g de talharim
- 1 xic. de vinho branco seco (se quiser podes usar água para hidratar, mas o vinho dá um tcham no sabor)
- 1 lata de creme de leite sem soro
- 30 g de funghi secchi
- 1 cebola picada
- Sal a gosto Pimenta do reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo
- Coloque o funghi para hidratar no vinho. Deixe por ali por uns 15 minutos, depois desse tempo escorra e reserve o caldo do vinho. Enquanto isso coloque a água em uma panela para cozinhar a massa.
- Quando a agua estiver fervendo adicione um pouco de sal. Despeje a massa, que deve estar cozida em cerca de 10 minutos.
- Vamos fazendo o molho colocando as cebolas para dourar no azeite, quando estiverem coradas, acrescente o funghi escorrido (eu geralmente não os corto, deixo do tamanho que eles vem, acho mais saboroso). Tempere com o sal e a pimenta do reino. Despeje o líquido que ficou da hidratação e deixe apurar por uns 3 minutos até que evapore um pouco. Prove o sal, acrescente o creme de leite, mexa bem até incorporar.
- Escorra a massa, adicione o molho por cima e sirva em seguida.
Olá,
sou um leitora recente do blog e tenho gostado muito.
Ainda não fiz nenhuma receita mas tenho planos.
Depois de assistir Valentin provavelmente seja um talharim, porque, afinal, a vida é assim ne?!
Muito obrigada pela indicação, foi extremamente feliz.
Abraços.
Evelini
Olá Evelini, seja muito bem-vinda =). Fico feliz que estás gostando do conteúdo do blog, faço ele com muito carinho, para dividir com vcs meus singelos apontamentos sobre o cinema e a cozinha.
Valentin é uma fofura, assista, vc vai se apaixonar. =)
E realmente, a vida é um talharim!
Grande abraço e obrigada pelo gentil comentário.
Sara