O Tortéi é uma receita típica aqui no Rio Grande do Sul, provindo dos imigrantes da colonização italiana. O tortelli di zucca (nome em italiano) tem sua origem em Mantova, na Lombardia, no norte da Itália.
Em todo o restaurante de comida italiana aqui no Sul, você pode ter certeza que vai ter tortéi na mesa. Eu, particularmente, acho uma delícia, pois mistura o adocicado da abóbora, com o salgado dos outros ingredientes e do molho.
Alguns lugares servem com molho de tomates, eu gosto com o molho de nata, que é o que vou passar a receita para vocês hoje.
Ingredientes:
Para a massa do tortéi:
- 2 ovos inteiros
- 1 gema
- 200 g de farinha de trigo
Para o recheio:
- 300 g de abóbora cabotiá
- 50 g de queijo parmesão ralado
- 1 dente de alho
- 1 cebola pequena
- Noz moscada a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- 100 g (aprox.) de farinha de rosca
- 1 colher de café de canela em pó
Para o molho:
- 1 colher de sopa de manteiga
- 400 ml de nata (ou creme de leite fresco)
- 1/2 dente de alho
- Noz moscada
- Sal e pimenta do reino
Modo de Fazer:
Recheio:
Corte a abobora no meio, retire as sementes, coloque em uma forma e cubra com papel alumínio. Leve ao forno por 35-40 minutos a 180 graus.
Deixe esfriar um pouco, retire a poupa da casca e coloque no processador de alimentos. Se não tiver processador, podes esmagar com um garfo, ou passar pelo espremedor de batatas.
Misture todos os demais ingredientes e processe por alguns minutos. A consistência deve ser de um purê bem firme, como na foto abaixo, se precisar, adicione mais farinha de rosca:
Massa:
Coloque a farinha em uma tigela, fazendo um furo no meio e adicionando os ovos e a gema ali. Vá mexendo e incorporando toda a farinha e ovos até ter uma massa homogênea. Coloque em um filme plástico e deixe descansar por 30 minutos.
Abra a massa, em tiras de mais ou menos 5 cm de largura. Vá colocando bolinhas de recheio deixando um espaço de mais ou menos 4 cm entre elas. Coloque outra tira por cima e com um cortador quadrado, modele os tortéis. Se não tiver um cortador, corte quadradinhos com uma faca e feche com o garfo, como costuma-se fazer com pasteis.
Deixe todos os tortéis acomodados, em local enfarinhado até o momento de cozinhar. Se for demorar algumas horas para levá-los ao fogo, cubra com um pano de prato para não ressecar a massa.
Molho:
Para o molho derreta a manteiga, frite levemente o alho, adicione a nata, a noz moscada e o sal. Deixe em fogo baixo para que reduza e engrosse um pouco.
Coloque água em uma panela grande e deixe ferver. Adicione uma colher de sal e mergulhe os tortéis, aos poucos, para que cozinhem. Leva de 3-4 minutos para cozinhar.
Acomode-os no prato, adicione o molho e sirva em seguida.
esse eu fiz!!!!!!!!!!!!
deu trabalho? deu…. abri tudo na mão hahaha com rolo mesmo!
as sobrinhas ajudaram, o que deu uma aliviada…
DIVINO!!!!!!
beijãozão