Uma reunião de líderes econômicos dos maiores países do mundo. Para dar uma descontraída, e uma coisa mais cultural, foram também convidados um monge, um cantor famoso e uma escritora bem conhecida. O que isso poderia dar?
O diretor italiano Roberto Andò nos leva a descobrir tudo isso, juntamente com Toni Servillo, fazendo o calmo e carismático monge Roberto Saulus. Na primeira noite do encontro, o presidente do Fundo Monetário Internacional, o francês Daniel Roché (Daniel Auteuil), chama o monge para uma conversa em seu quarto. Ele quer se confessar. Horas depois ele aparece morto. :O
Devido ao seu voto de silêncio, ele não pode revelar nada do que foi lhe dito pelo finado. E a gente fica naquelas: e agora, o que houve?
Começa então uma série de especulações por parte dos demais integrantes da reunião. Os ministros acreditam que Roché tenha revelado a Saulus o motivo daquela reunião, um pouco antes de morrer, já que ninguém sabia o verdadeiro motivo de estar ali.
Andò carrega uma crítica muito forte sobre o quadro político mundial, dando pequenas, mas super ferinas, agulhadas contra o materialismo e a obsessão pelo dinheiro. Muito boa jogada, para uma reflexão sobre a distância entre a sabedoria e o dinheiro.
Toni Servillo é um grande ator. Parece que ele saiu de outro tempo do cinema, longe de ser um galã, ele leva consigo aquela luz de um verdadeiro ator. Relembrem o bon-vivant Jep Gambardella, de “A Grande Beleza” (tem post aqui no blog) e comparem aqui com o monge Roberto Saulus, sem nenhum glamour e de vida calma. Toni é brilhante. Assistam.
Trailer:
Tem coisa mais italiana do que massa caseira? Não tem! <3
Inspirada no meu muso-ídolo Gennaro Contaldo resolvi fazer uma receita de Tortellini de espinafre com ricota. Se apega nesse vídeo para aprender a fechá-los.
Um pouco de história:
Alguns estudiosos, levando em conta a etimologia da palavra, sustentam que o tortellini existe desde o século 12. O nome viria de “turtellus” (alimento difundido nos antigos monastérios) que por sua vez derivaria de “tortula”, pão rústico salgado e recheado, conhecido desde os primeiros tempos do cristianismo. Segundo o imaginário popular, entretanto, seria mais antigo.
Muitos italianos acreditam que o tortellini nasceu em tempos mitológicos. Lenda – No fim do século 18, um engenheiro chamado GiuseppeCeri ajudou a consolidar essa lenda. Disse que a massa nasceu na localidade de CastelfrancoEmilia, na estrada que liga Bolonha a Modena, inspirada no umbigo de Vênus, deusa do amor e da beleza. Após uma noite de amor a três, da qual participaram Baco, deus do vinho e da embriaguez, e Marte, deus da guerra, ela acordou sozinha. Acreditando ter sido abandonada, chamou o dono da hospedagem para saber se os parceiros haviam partido. Sua nudez extasiou o homem, que desceu à cozinha e fez uma massa reproduzindo o divino umbigo. Uma história parecida, com outros personagens, fala de um taverneiro que espiou uma bela mulher pelo buraco da fechadura. Igualmente deslumbrado, homenageou o umbigo feminino com uma massa recheada.
(Fonte: ItaliaOggi)
Tortellini de Espinafre com Ricota
Ingredientes
- 300 g de farinha de trigo
- 3 ovos
- 1/2 ricota (aquelas da embalagem redondinha)
- 1 maço de espinafre
- 1 gema de ovo
- 150 g de farinha de rosca
- Pimenta do reino a gosto
- 100 g de queijo parmesão ralado
- 1 pitada de sal
- Molho de tomate* (pegue a receita no link abaixo, na parte de dicas)
Modo de fazer:
- Em uma tigela, coloque a farinha. Faça um furo no meio. Bata os ovos a parte e adicione a aquele ‘buraco’. Vá incorporando os ovos a massa.
- Comece a amassar com a mão, até obter uma massa homogênea.
- Deixe a massa descansar por, no mínimo, 30 minutos, em um saco plástico, em temperatura ambiente.
- Enquanto isso vá fazendo o recheio.
- Cozinhe o espinafre no vapor e coloque em um pano, esprema bem até sair toda a água dele.
- Deixe esfriar um pouco e junte a ricota, o ovo, o sal, a pimenta, o queijo e a farinha de rosca. Fica tipo uma pastinha.
- Abra a massa e corte em quadradinhos de mais ou menos 6 cm.
- Coloque um pouco de recheio no meio e feche. Veja o vídeo que linkei do Gennaro para ver como se faz.
- Cozinhe em água fervente salgada (como faz para macarrão) por alguns minutos (mais ou menos 5).
- Sirva com molho de tomate e queijo parmesão!
Esta Tortelline,deve ficar uma delícia..Vou fazer,pois é uma receita simples..