Temperinhos & Afins: Canela

O sol é pimenta, é quente e arde. A Terra é vida, é o sal. A canela é Vênus, doce e amarga como todas as mulheres

~do filme: O tempero da Vida~

Nativa do Siri lanka, a canela é uma especiaria obtida a partir da parte interna do tronco de uma árvore de 10 a 15 metros de altura. Fico imaginando o aroma que o vento não traz dali.
Na cozinha turca ela é um tempero indispensável. Assim como vimos no bolo que já rolou aqui no blog, inspirado em uma receita de tal região.
Ela serve tanto para temperar os pratos doces, dando um toque especial e inconfundível, e também, nos pratos salgados, como os famosas almôndegas com canela do filme “O tempero da vida”, mas isso é papo para o próximo post. 😉
(para quem, como eu, jamais tinha visto uma ”árvore de canela” – imagem daqui)
Quem resiste a um bolinho de chuva envolto em açúcar com canela? E aquele leite quentinho antes de dormir, fervido com um pau de tal especiaria? E aquela simples banana no forno ganha ares de sobremesa requintada se polvilhada com canela? São tantas emoções sobre ela que eu não cansaria de citar idéias e usos. Não posso esquecer meu uso diário dela: no café. Se ainda não experimentou, faça.
Vocês sabiam que podem substituir o uso do açúcar em muitos pratos devido a seu sabor doce e intrigante?
Além disso, a canela é um grande aliado para a saúde. O consumo diário dela pode ajudar em vários aspectos o nosso corpo. Tem propriedades anti-inflamatórias, ajuda a melhorar a memória, diminui o nível do açúcar do sangue e também é um alimento termogênico que também auxilia no emagrecimento.
Lá no Culinarístico hoje o papo é sobre Cúrcuma. Vai perder? Claro que não! =) Corre lá.
Sobre o autor

Sara

A dona da cozinha.

3 Comentários

  1. Sarinha, que delícia esse post!

    Amo canela! E amei a frase: “O sol é pimenta, é quente e arde. A Terra é vida, é o sal. A canela é Vênus, doce e amarga como todas as mulheres”

    E nunca tinha visto essa árvore, gente! 🙂

    beijo!

    Pipa

  2. Sarinha, que delícia esse post!

    Amo canela! E amei a frase: “O sol é pimenta, é quente e arde. A Terra é vida, é o sal. A canela é Vênus, doce e amarga como todas as mulheres”

    E nunca tinha visto essa árvore, gente! 🙂

    beijo!

    Pipa

  3. Vou até preparar uma banana com açúcar e canela ali no forno, por que deu vontade 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *