Soul Kitchen & Carré de Cordeiro com Crosta de Cogumelos

Fatih Akin é um diretor turco que sempre me deixou encantada com seus filmes dramáticos e profundos. Foi uma surpresa para mim vê-lo dirigindo uma comédia leve. Acredito que ele conseguiu tirar das pessoas algumas boas risadas em sua primeira experiência com filmes do gênero.
Soul Kitchen é o nome do um restaurante comandado pelo seu dono, o simpático Zinos, vivido pelo ator alemão Adam Bousdouko. A casa não vai nada bem, devendo impostos ao governo, na mira da vigilância sanitária, um irmão presidiário em liberdade provisória que precisa de ‘um emprego’, a namorada que está indo embora para a China, uma travada nas costas e péssima comida.
No meio de tudo isso ele conhece o chef vivido por Birol Ünel – e aí voltamos aos ‘atores fetiche’ de alguns diretores, vejo que aqui temos isso com Fatih e Birol, como entre Kar-wai e Tony Leung – que chega para renovar a cozinha do restaurante e, quem sabe assim, dar um “up” na lucratividade do mesmo e possa mantê-lo aberto, como tanto sonha Zinos. O que será que vai dar tanta confusão?
Apesar de todos os percalços que são enfrentados pelo protagonista e o resto do elenco, vemos que Fatih tentou mostrar que nunca devemos desistir de nossos ideais. É uma coisa que impressiona muito: a persistência de Zinos em manter o modo com o qual resolveu levar sua vida, sua profissão e seu amor.
A trilha sonora é um caso a parte. Poderia ficar o resto do dia falando dela. De Quincy Jones a Ruth Brown, é algo que deve ser escutado cozinhando e arriscando até uma dancinha no meio da cozinha.

Carré de cordeiro com crosta de cogumelos

Prep Time: 15 mins
Cook Time: 30 mins
Yields: 18

O que você vai precisar?

  • 400 g carré de cordeiro
  • 2 fatias de pão de forma branco
  • 75 g de shitake fresco
  • 10 g de funghi seco (hidratado em água morna por uns 15 minutos)
  • 50 ml Azeite de oliva extra virgem
  • 25 g de Manteiga
  • 1/2 cebola
  • 40 g queijo parmesão
  • 2 colheres de sopa de mostarda dijon
  • 2 dentes de alho
  • Alecrim, tomilho e hortelã, a gosto Sal e pimenta-do-reino, a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino, a gosto

Como fazer?

  1. Primeiro faça a crosta: leve ao processador pão, shitake, funghi, manteiga, cebola, queijo parmesão, alho e as ervas. Bata até obter uma pasta.
  2. Agora grelhe de ambos os lados no azeite os carrés em uma frigideira bem quente. Em seguida, disponha os carrés em uma forma, passe a mostarda dijon e coloque uma camada de crosta em cada um deles. Leve ao forno por 15-20 minutos em temperatura média.
  3. Sirva acompanhado de um arroz ou de couscous de legumes, como fizemos. A receita do couscous vem em outro post, em breve =).

Obs:

Essa espumante Pinot Noir é divina. Harmonização perfeita.
Sobre o autor

Sara

A dona da cozinha.

6 Comentários

  1. ah, fiquei babando aqui. que delícia! 🙂

  2. Maoeeeeeeee, essa cozinha anda muito cheia de amor!! E com amor é fato que tudo fica mais gostoso e saboroso. Nunca fiz cordeiro em casa, mas depois deste post confesso que rolou uma vontade grande de provar e fazer isso aí. Beijinhos e muitas felicidades ao casal!

  3. Foi um prazer inenarrável fazer essa receita contigo. Primeiro filme, primeiro jantar em parceria, primeira postagem nos blogs… O Comideria adorou ser amiguinho do Cozinha em Cena, e eu estou adorando ser teu namorado 🙂

  4. Soul Kitchen é top demais! (Y)

  5. Soul Kitchen é bom demais! (Y)

  6. Esse filme é mega cool, está no topo da lista dos meus preferidos também!
    Adorei o blog! Cozinha e cinema, ou arte e cinema, ou ainda: “a gastronomia é a mais sublime das artes”, como disse Jorge Amado!
    Parabéns pelas postagens, pelo blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *