Broa de Milho & Post Coletivo – Festa Junina!

Hoje é dia de Post Coletivo com um monte de blogs amigos (e super bacanas)! O tema, claro, não poderia deixar de ser Festa Junina! Afinal estamos no mês que celebra esse momento tão animado em todo nosso país. Nos links abaixo você vai poder encontrar receitas para seu arraial! Vamos lá gente?

Adoro Comer – Brigadeiro de Milho Crocante
Comida do Dia – Arroz Doce
Conversando e Cozinhando – Pipoca Doce com Chocolate
Culinarístico – Bolo Cremoso de Batata Doce
Escrevendo Abobrinhas – Mousse de Milho
Pitaco Gastronômico – Quentão

No Brasil, recebeu o nome de “junina” (chamada inicialmente de “joanina”, de São João), porque acontece no mês de junho. Além de Portugal, a tradição veio de outros países europeus cristianizados dos quais são oriundas as comunidades de imigrantes, chegados a partir de meados do século XIX. Ainda antes, porém, a festa já tinha sido trazida para o Brasil pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras. Em razão da época propícia para a colheita do milho, as comidas feitas de milho integram a tradição, como a canjica, a pamonha, o curau, o milho cozido, a pipoca e o bolo de milho. Também pratos típicos das festas são o arroz-doce, a broa de milho, a cocada, o bom-bocado, o quentão, o vinho quente, o pé-de-moleque, a batata-doce, o bolo de amendoim, o bolo de pinhão etc.
(Fonte: Wikipedia)

Broa de Milho

Preparo: 20 min
Cozimento: 20 min
Serve: 20 porções

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 xícaras (chá) de fubá
  • 1 1/2 xícara (chá) de polvilho doce
  • 2 ovos 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Fazer

  1. Misture o leite condensado, o leite, a manteiga, o sal e a erva doce e leve ao fogo. Quando começar a ferver, junte o fuba de uma vez só para não empelotar. Continue mexendo até começar a soltar da panela, deixando no fundo uma crosta. Coloque a mistura em uma tigela grande e vá adicionando um a um os ovos, mexendo bem. Deixe esfriar e então adicione o fermento. Unte uma xícara de chá com manteiga e polvilhe fubá. Coloque porções da massa e gire-as na xícara algumas vezes formando broinhas. Coloque as broinhas em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno (220°C), por cerca de 20 minutos ou até que estejam douradas.
Sobre o autor

Sara

A dona da cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *