• Salgados,  Séries & TV

    True Detective & Banh Mi

    True Detective é uma daquelas séries que veio para mudar todo o conceito de séries que já existiram na face da Terra. Com uma roteiro que te faz esperar cada novo episódio, de uma forma inteligente e sagaz em sua primeira temporada ela conta a história de Cohle e Marty, dois detetives que são chamados para resolver um caso de um assassinado, com ares maquiavélicos e misteriosos na Lousiana.

    Se a única coisa que mantém uma pessoa decente é a expectativa de uma recompensa divina, então, meu amigo, essa pessoa não vale merda nenhuma.

    Antes de continuar, abra uma cerveja e dê play na música tema, então prossiga lendo:

    Matthew McConaughey encarna o genial detetive Rust Cohle, um sujeito misterioso e extremamente inteligente que não fala muito de si, mas analisa muito tudo ao seu redor. Profissional obstinado, não mede esforços para tentar desvendar o caso que estão envolvidos, sem muitas aparentes ligações afetivas ou familiares, ele faz com que você muitas vezes o ache frio, mas eu achava ele apenas muito objetivo e um ser que cospe na sociedade toda a hipocrisia que muitos tem medo de encarar.

    HBO's "True Detective" Season 1

    Cohle é um personagem que não tem explicação. Acredito que foi o melhor papel de todos os tempos de Matt. Inclusive, esse foi o ano dele, depois de Clube de Compras Dallas, não há muito o que dizer sobre o quanto esse cara se encontrou como ator. Ele desfila filosofia e ideologia, além de agradecer pelas cervejas. Além de tudo, True Detective ainda consegue ter cenas que você dá risada.

    Do outro lado está Woody Harrelson, vivendo Marty, o típico cidadão politicamente correto, que tem uma esposa, família, filhas amadas, um bom emprego e é ‘feliz’. Com o passar dos episódios vamos vendo que as coisas não são bem assim. A hipocrisia de tentar sempre levar uma vida de plástico, o ideal da sociedade, como se fossem perfeitos. Os destruídos e derrotados são os que não tem essas coisas básicas. Será?

    true-detective (6)

    A história em si é sobre um assassinato que depois de acontecer em 1995, vem a tona novamente em 2012 e os dois são chamados para depor sobre. Temos então duas pessoas nem tão diferentes do que eram, mas com algumas marcas que a vida fez nesse meio tempo.

    O roteiro brilhante de Nic Pizzolatto (mesmo de The Killing) e a direção impecável de Cary Fukunaga nos mostra muito mais os choques das personalidades e o quanto isso vai influenciar (ou influenciou) na resolução do caso, que o mistério em si passa a ser coadjuvante. Claro que queremos saber o que aconteceu, mas os diálogos, as conclusões, dores, relações destruídas, pais, filhos, traumas dos personagens principais é que nos envolvem mais e mais.

    true-detective (3)

    Não vou contar mais nada, só que não é aquele tipo de série que acaba com um gancho fenomenal para a próxima temporada. Em True Detective, cada temporada terá uma história, personagens distintos e a temporada acaba com um final. Não precisa esperar 12 meses arrancando os cabelos, nem com episódio enchendo linguiça para prender o expectador. Os 8 episódios já te prendem e no final, você fica com um ar nostálgico, mas muito satisfeito, de ter visto tamanha obra de arte com começo – meio – fim.

    True Detective

    Um agradecimento especial ao meu casal preferido que é o Casal Culinarístico que me indicou a série e sempre dividem comigo o melhor das séries e cinema.

    Trailer:

    Vamos a receita? No episódio 3 de True Detective eles param em um restaurante de beira de estrada e comem um sanduíche. Um “Bahn Mi” que nada mais é que um sanduíche vietnamita. Sim, eu também não sabia disso, porém, fui atrás a pesquisar sobre e descobri que é um tipo de comida rápida muito utilizada no Vietnã.

    true-detective (1)

    Correndo atrás das histórias sobre o sanduíche, descobri que ele pode ser feito com carne de porco, frango, ou ainda, em uma versão vegetariana, trocam a carne animal por tofu. Que eu imagino que também deva ficar excelente. Eu usei na minha receita o frango, pois estava afim de uma coisa mais leve e realmente me impressionou o sabor que a junção de todos os ingredientes deu.

    Banh Mi (1)

    Banh Mi

    Preparo: 15 min
    Cozimento: 5 min
    Serve: 2

    Ingredientes

    • 2 baguetes (usei pão australiano porque a pessoa aqui gosta muito e achei que seria um encontro ideal de sabores – e foi)
    • 1 cenoura em fatias bem finas
    • 1 cebola em fatias bem finas
    • 1 pepino em fatias bem finas
    • 1 maço de coentro (usei salsinha, pq não gosto de coentro)
    • 1 pimenta vermelha, sem as sementes em fatias bem finas
    • 1/2 pimentão em fatias bem finas
    • 2 colheres de sopa de maionese
    • 2 colheres de vinagre de arroz
    • 1/2 xíc. de água morna
    • 1 peito de frango temperado, cortado em tiras, com sal e pimenta e um pouco de shoyu

    Modo de Fazer

    1. Em um recipiente coloque a cebola, a pimenta, o pimentão e a cenoura de molho na água morna com o vinagre de arroz. Deixe descansar por 30 minutos, escorra a água morna e passe ligeiramente pela água fria. Reserve.
    2. Em uma frigideira aquecida, grelhe os peitos de frango em um fio de azeite de oliva. Corte em fatias.
    3. Vamos então montar o sanduíche: passe maionese nos dois lados do pão. Adicione a cebola, cenoura, pimenta, pimentão e o pepino em camadas. Acomode o frango. Adicione o coentro (ou salsinha) também. Pronto! Agora deleite-se com uma coisa diferente e saborosa. Me surpreendi com a crocância, ao mesmo tempo maciez, que os legumes que ficaram de molho no vinagre tomaram. Realmente excelente!

    Dica:

    Cabe muito bem acompanhar com uma Heineken dizendo: Thanks for the beer! No maior estilo Cohle de ser. =)