• Drama,  Romance

    Até a eternidade & Quiche sem Massa

    Guillaume Canet conseguiu juntar alguns grandes nomes do cinema francês da atualidade em “Les petits mouchoirs” (“Até a eternidade”, aqui no Brasil).

    O filme mostra a história de um grupo de amigos, que após o acidente de moto de um deles (inclusive uma cena muito bem feita, no começo do filme), sai para uma temporada de férias. Me lembrou um pouco “O primeiro ano do resto de nossas vidas” – vai mais ou menos naquela mesma vibração.

    “Você nos deu tanto. A todos nós.
    Eu não retribuí o bastante.
    Duvido que eu tenha retribuído o bastante, mas foi bom estar com você.
    Ser seu amigo. “

    Nessa ida para a casa de praia de Max (François Cluzet – o mesmo de “Intocáveis”), começam a ser revelados vários segredos e pequenas mentiras que uns contam ou tem com os outros.

    O filme vai se desenvolvendo de uma forma que você se apega aos personagens. Como se fossem seus próprios amigos, com suas dores, manias, verdades ou ilusões. Desde aquele amigo que é apaixonado pela ex-namorada e não desiste nunca, passando pela amiga que foge de qualquer compromisso mais sério, até aquele outro que tem suas manias e implica com tudo.

    Assim é “Até a eternidade”. Com uma trilha sonora incrível, com pinceladas dos anos 70, vamos compartilhando as inquietudes e loucuras que só podemos fazer quando estamos na presença de amigos. Ou achamos que podemos.

    O longa dirigido pelo já nosso conhecido em alguns filmes Guillaume Canet foi bastante criticado pelo seu roteiro simples. Ao meu ver, a verdade muitas vezes está na simplicidade. Como os grandes mestres do cinema asiático já o fizeram. Mostrar o cotidiano, o correr da vida, as vidas que chegam e as que se vão. Os amores perdidos, os novos amores que surgem, aquela antiga paixão que nunca vai embora. No fim de tudo o que fica é a amizade verdadeira, as lembranças boas e uma inspiração qualquer para algum futuro tranquilo.

    Se você tem meia dúzia de bons amigos vai gostar muito do filme, pois ele nos faz lembrar algumas das histórias que já passamos na vida.

    Trailer:

    Nada melhor que uma quiche para acompanhar um filme francês, né? Quiche sem massa, fiquei pensando que poderia faltar algo, mas foi excelente a idéia. Fica leve e saudável, para pessoas que estão evitando carboidratos na dieta é uma grande pedida.

    Quiche sem Massa

    Preparo: 60 min
    Rende: 2

    Ingredientes

    • 300 g. de cogumelos Paris fatiados
    • 1 cebola fatiada
    • 2 dentes de alho
    • 3 ovos
    • 1 caixa de creme de leite
    • 1 colher de chá de vinagre balsâmico.
    • Queijo parmesão ralado
    • Sal a gosto
    • Pimenta do reino a gosto
    • 2 colheres de manteiga sem sal

    Modo de Fazer

    1. Refogue a cebola na manteiga, adicione o alho e depois de dourados, acrescente os cogumelos e o vinagre balsâmico Deixe cozinhar por mais ou menos 2 minutos. Tempere com sal e pimenta. Aqueça o forno a 180º. Unte 4 ramequins pequenos (os meus tem 8.5 cm) com manteiga e polvilhe com queijo ralado. Coloque o recheio de cogumelos. Em um outro recipiente bata os ovos, junte o creme de leite, a noz-moscada ralada, sal e a pimenta. Agora despeje por cima dos cogumelos um pouco desse creme de ovos, salpique com queijo parmesão em cima e leve ao forno por mais ou menos 20 minutos. Sirva morno com uma salada de folhas de sua preferência.